Serviços
De todas as obras que nós engenheiros conhecemos, o projeto de barragens é, sem sombra de dúvidas, um dos que merece mais análise e minuciosidade na sua aplicação.
Toda obra de engenharia tem pelo menos parte de sua estrutura em contato com rochas ou solos. Conhecer as condições geológicas do local no qual será inserida uma barragem, por exemplo, possibilita um projeto executado de forma mais eficiente em vários aspectos. Cabe ao Engenheiro Agrimensor fazer os levantamentos e toda a investigação necessária para trazer as informações da natureza e a situação desses terrenos.
A obra ideal é aquela que tenha tempo de execução reduzido, e consequentemente, seus custos também. Garantir a sua segurança para que não aconteçam desastres no futuro e a preservação (ou mínimo desgaste possível) do meio ambiente são itens igualmente considerados em um projeto. A vida de uma obra de barramento inicia-se com o projeto da obra, passando pela construção e operação.
A fase um é caracterizada pelos estudos: de solo, logístico (perspectiva de levar e trazer materiais, máquinas e equipamentos) e, principalmente, por último o estudo hidrológico, porque é por meio das vazões ocorridos e estudadas nos últimos anos, volume, área de influência de afluentes que deságuam na Bacia Hidrográfica do açude é que se verifica se é possível ou não se construir a barragem naquele ambiente.
Ah! Antes de mais nada é bom esclarecer alguns termos técnicos: Bacia Hidrográfica ou Bacia de Drenagem (que é o termo mais elegante para tal) é a área/terreno em declive aonde os córregos, riachos, dentre outros todos deságuam num só rio, formando assim a Bacia. Tal processo poderíamos denominar com muito critério de Drenagem Natural de cursos d’água em movimento.
Entendido essa parte, vamos falar de uma forma bem didática sobre Solo. A geologia de um terreno, é de suma importância para a construção de uma barragem, pois as obras hídricas necessitam de uma qualidade favorável ao seu uso, não se pode esquecer que maior parte das obras no geral se apoia sobre o solo, para isso, preciso precisamos avaliar sua resistência de muitas formas.
A logística é outro ponto muito importante. O projeto precisa ter viabilidade de entrada e saída de materiais, máquinas e equipamentos, o escritório a ser instalada. As pessoas que irão trabalhar nesta obra precisam estar neste “pacote”, junto as necessidade de cada parte. Quando se fala em logística, se fala essencialmente no planejamento. Tudo que entra e que sai: o combustível gasto, a manutenção, tudo em um só pacote.
E o principal, a hidrologia. Sem a ela não há projeto, pois ela nos diz se é viável e preciso, e como é. É necessário, a princípio, se obter dados das vazões dos últimos 30 anos. As chuvas variaram muito para menos. Por isso, é necessário ter no mínimo vazões dos últimos 30 anos para evitar erros e consequentemente perdas em todos os aspectos.
Tendo sido realizada esta parte, e verificada a viabilidade técnica, econômica e ambiental, vamos para a obra! Na construção de uma barragem mesmo quando concluída a obra, o projeto não acaba. Existe algo chamado gestão, que permite a manutenção e a consistência da barragem e sua perpetuação em serviço da sociedade. E isso se chama gestão de Recursos Hídricos. Conte com a Prisma Engenharia em todas as fases desse projeto!