Home » Informe - News » Brasil terá usinas-plataforma no Amazonas e Pará

Brasil terá usinas-plataforma no Amazonas e Pará

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, encontrou uma solução para que a construção de usinas hidrelétricas não tenha grandes impactos ambientais em regiões de florestas nativas, como a Amazônia.

Zimmermann se inspirou na produção de petróleo ‘off-shore’ para encontrar a solução para a geração de energia elétrica em plena floresta. Chamadas por ele de “usinas-plataforma”, esse novo conceito consiste na construção da usina e no fechamento da mata em volta, não permitindo a construção de cidades, estradas e outras obras de infraestrutura que vão causar desmatamento na região.


A ideia é realizar o primeiro leilão para essas usinas que serão construídas na Bacia do Tapajós, no Amazonas e no Pará, já em 2011, para que elas possam entrar em operação em 2016. Zimmermann considera essa a única forma de viabilizar  usinas hidrelétricas na Região Amazônica. “É nessa região que está a maior parte do nosso potencial para geração hídrica. Não podemos nos deixar de usar essa fonte de energia, mais barata, menos poluente e renovável”, explicou.



Fonte: http://www.mme.gov.br

Certeza de um bom trabalho

  1. Trabalhos Realizados
    "Antes de comprar, antes de construir, antes de demarcar, antes de cercar ou murar, antes de projetar, consulte um profissional da área da Agrimensura,
    evite dor de cabeça desnecessária"




    "Compromisso e Qualidade Levado a Sério"


    Conheça a amostra de alguns trabalhos já realizados pela Prisma Engenharia

Newsletter

Cadastre-se e receba informativos

Parceiros Tecnológicos